Santa Casa de Guaçuí ganha prêmio de qualidade da Unimed Sul Capixaba.

Pela primeira vez, a Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí foi premiada no Programa de Qualificação da Rede Credenciada Unimed Sul Capixaba, na categoria Hospital.

A instituição recebeu nos dias 27 de agosto e 4 de setembro deste ano avaliadores especializados e dos 290 itens inspecionados 84,83% estavam de acordo com as exigências de qualidade da Unimed.

Na última avaliação, que aconteceu em 2016, a Santa Casa havia atingido apenas 43,26% de conformidade.

A cerimônia de premiação aconteceu nesta quarta-feira (4), no auditório da Unimed Sul, em Cachoeiro de Itapemirim. O provedor, José Areal, e o supervidor hospitalar, Denis Vaz, estiveram presentes no evento representando a entidade. “Isso e resultando de uma planejamento de quatro anos”, enfatizou Areal.

Como é feito o diagnóstico de avaliação:

A visita diagnostica é realizada de acordo com o perfil de atendimento do prestador, sendo respeitadas as características de prestação de serviço. O programa avalia vários elementos de gestão administrativa, estrutura (recursos humanos, físicos e materiais), processos assistenciais (procedimentos operacionais) e resultados (indicadores de qualidade e desempenho).

São utilizados requisitos baseados em normas técnicas conforme o seu tipo de serviço onde o foco está na segurança do paciente, nas instalações e na qualidade além da gestão do negócio e da responsabilidade socioambiental.

A visita para avaliação e inspeção é feita por um profissional habilitado, onde é usado o mesmo instrumento de inspeção da vigilância Sanitária Estadual, baseado normas técnicas e diretrizes do Ministério da saúde.

O principal objetivo da visita de qualificação é acompanhar o comprimento dos requisitos técnicos, legais e estruturas bem como o tratamento de possíveis não conformidades identificadas, promovendo assim o desenvolvimento e a segurança assistencial para os beneficiários.

Na foto, a Equipe de Coordenadores, representando todos os setores do Hospital com Denis Vaz, Supervisor Hospitalar e José Areal, Provedor.