Santa Casa de Guaçuí: muito mais que saúde, uma marca de desenvolvimento da região

Em 1952, todos vislumbravam que a então Casa de Saúde e Hospital Getúlio Vargas iria virar um referencial de saúde para o Sul do Estado, atendendo pacientes, em diversas especialidades, de todo o Espírito Santo. Com visão de futuro, o prefeito da época, José Henrique Cortat, propôs a alteração da então da entidade para a atual Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí. Hoje, com o empenho da sua diretoria e administração, a instituição leva muito mais que saúde para a população do Caparaó, leva desenvolvimento.

Nestes 66 anos de histórias, muitas pessoas deixaram a marca de seu trabalho, contribuindo para a construção da instituição de respeito que o Caparaó tem atualmente. Em 2018, com as contas sendo saneadas, certidões em dia, retorno da credibilidade e ampliação da infraestrutura, a Santa Casa vem recuperando seu poder de investimento, beneficiando a população do estado e a economia local.

De acordo com informações da instituição, são hoje 216 funcionários, gerando uma folha salarial de, aproximadamente, R$ 400 mil mensais. A Santa Casa ainda compra, nos estabelecimentos da cidade, cerca de R$ 30 mil em produtos alimentícios. Grande parte deste recurso fomenta o comércio local, propiciando o desenvolvimento do comércio.

Empresários de diversos segmentos, entre eles hotelaria, também são beneficiados com os avanços da Santa Casa. Somente em 2017, foram feitos mais de 150 mil exames. Este ano, até outubro, foram cerca de 300 internações. Pessoas circulando no centro da cidade, visitando as lojas e se hospedando no município.

Focada na humanização, segurança do paciente, respeito e dignidade, a Santa Casa conseguiu o título de Filantropia em 2016 e, a partir daí, vem se mantendo como hospital de referência regional do Caparaó capixaba, com excelência no atendimento, comprometido com qualidade e inserção comunitária.

“Se o espaço está pequeno, a gestão atual prima por equipamentos de ponta, como uma Central de Material Esterilizado que atende a todas as necessidades hospitalares. Precisa de uma cirurgia ortopédica? A Santa Casa de Guaçuí possui equipamentos que permite a realização de qualquer cirurgia desta especialidade, além de todos os equipamentos básicos e avançados para maternidade, cardiotocografia, cama PPP, incubadora neonatal para transporte, respirador neonatal, entre outros, fazendo uma média de 70 partos mensais”, ressalta Denis Vaz, supervisor da Santa Casa.

Os profissionais da Santa Casa garantem o bom atendimento às pessoas de todos os lugares, cuidando da vida por meio de uma assistência médica e hospitalar segura, humanizada, com compromisso ético e moral, proporcionando cuidado humanizado e de excelência em saúde, focados também no acolhimento com qualidade.